domingo, 13 de junho de 2010

René Higuita

José René Higuita Zapata, mais conhecido somente como Higuita (Medellín, 28 de agosto de 1966), é um ex-futebolista[1] colombiano.

Higuita ficou muito conhecido por seu estilo "louco" de jogar, que as vezes interferia no resultado do jogo. Higuita saia da sua área, jogando na linha, batia faltas, pênaltis, e ficou muito famoso por fazer a defesa escorpião, onde ele se joga para frente defendendo a bola com os pés.[1]

Índice

[esconder]

Biografia

Começou sua carreia no Millonarios. Em 1986, transferiu-se para o Atlético Nacional onde ganhou seus principais títulos: Copa Libertadores da América (1989), Copa Interamericana (1990) e o Campeonato Colombiano (1994). Em 1991, transferiu-se para a equipe espanhola Real Valladolid, mas não se adaptou e voltou para o Atlético Nacional e foi vice-campeão da Libertadores em 1995. Em 1997, vai para o México jogar no Tiburones Rojos. Retorna à Colômbia em 1999 para jogar no Independiente Medellín e com rápidas passagens no Real Cartagena, Atlético Junior, Deportivo Pereira e Bajo Cauca antes de ir para a Equador jogar no Aucas em 2004. Nesse mesmo ano é pego no exame antidoping que detectou traços de cocaína e foi suspenso. Retornou ao futebol para jogar no Guaros de Lara, da Venezuela, em julho de 2007. Volta para a Colômbia em 2008 e torna-se campeão da série B do Campeonato Colombiano com o Deportivo Rionegro. Nesse mesmo ano volta a jogar no Deportivo Pereira da primeira divisão. Encerrou sua carreira em 24 de janeiro de 2010.[1]

Seleção da Colômbia

Pela Seleção da Colômbia, Higuita jogou 68 partidas, marcou 3 gols e participou da Copa do Mundo de 1990.

[editar] Títulos

Colômbia Atlético Nacional

Colômbia Deportivo Rionegro

Curiosidades

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas sob as políticas do os incriveis goleiros mundiais.com .
Este artigo pode ser melhorado integrando ao texto itens relevantes e removendo os inapropriados para os leitores.

  • Em 2005, Higuita fez uma cirurgia plástica e retornou ao futebol, defendendo o Deportivo Rionegro.
  • No jogo contra a seleção de Camarões, Higuita estava carregando a bola quando perdeu-a para para Roger Milla, que marcou o gol da vitória e eliminou a Colômbia do Mundial de 90. Higuita sofreu muita censura por parte dos torcedores do seu país mas ainda no decorrer de sua carreira marcou 41 gols.
  • Higuita também realizou, em uma partida amistosa entre sua seleção da Colômbia e a seleção da Inglaterra, em Wembley, a defesa do escorpião que consistiu em pular e colocar as pernas atrás das costas, como a cauda de um escorpião, bloqueando o cruzamento errado do jogador inglês Jamie Redknapp. Foi eleita a maior jogada de todos os tempos do futebol.
  • Em 1991, em uma atitude muito polêmica, Higuita foi visitar na prisão o chefe do Cartel de Medellín, Pablo Escobar, chefe do tráfico de drogas, de quem se dizia amigo pessoal.
  • Em 1993, Higuita foi preso acusado de participar de um sequestro, mas foi libertado em seguida. Essa prisão lhe custou a participação com a seleção de seu país na Copa do Mundo de 1994.
  • Em 2005, Higuita participou de dois reality shows da televisão colombiana.

Referências

  1. a b c Aos 43 anos, René Higuita se despede do futebol com gols, lágrimas e escorpião (em português). Globoesporte.com (25 de janeiro de 2010). Página visitada em 26 de janeiro de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário